-
Arquitetos: Atelier Guo
- Área: 10 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Yuhui Xue, Yue Ma, Zhiyuan Jiang
Descrição enviada pela equipe de projeto. Construída no terraço, à beira do rio da casa Yangshuo Sugar, a Torre White Bloom é uma instalação central para a celebração do Ano Novo de 2023, e será incendiada para dar as boas-vindas ao novo ano. O local, onde está a instalação, já foi um cais para uma antiga fábrica de açúcar, utilizado para entrega de mercadorias, e agora é o terraço da casa voltado para a paisagem do Rio Li, tornando-a assim um lugar icônico. Após a queima, na celebração do Ano Novo em 2023, a Torre White Bloom será reconstruída na colina do hotel, na floresta como se fizesse parte dela.
O sistema de tensão é projetado como a estrutura principal da Torre White Bloom, na qual os componentes estão completamente separados, quebrando a estratificação horizontal. Rotacionados no plano horizontal e intercalados no sentido vertical, três grupos de hastes são retidos e posicionados por cabos de tensão, formando o esqueleto estrutural principal da torre.
Quatro grupos de véus são suspensos das hastes, girando de baixo para cima de forma escalonada. Os véus, ao mesmo tempo, revelam a rotação ilegível da estrutura principal. O primeiro nível do "véu" está ao nível dos olhos, permitindo que as pessoas entrem na torre e se desliguem do ambiente circundante para focalizar o espaço e a estrutura dentro da torre. O giro do "véu" revela a rotação imperceptível dos três conjuntos de hastes na direção horizontal.
Como uma vela, o véu capta a força do vento, permitindo que a torre balance ligeiramente, como uma árvore. Assim, a Torre White Bloom se aproxima da presença de madeira nobre sagrada, o material espiritual das minorias.